"Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída." (Marston Bates)

sábado, 12 de maio de 2012

ANTICORPOS


         Os anticorpos (também chamados de imunoglobulinas e gamaglobulinas) são proteínas séricas, produzidos pelas células brancas. São moléculas produzidas pelo desencadear do mecanismo de defesa imunitária específica, em resposta à presença de um dado antigênio.

          Nos órgãos linfoides (baço e gânglios linfáticos) existem tipos diferentes de linfócitos B, cada qual reconhecendo um antigênio específico.

             Quando um tipo de linfócito B é ativado pelo antigênio para o qual possui receptores, entra em processo de diferenciação, transformando-se em plasmócitos, células que irão originar células de memória (ativas em futuras reinfecções pelo mesmo agente) e em anticorpos, que se libertam nos fluidos circulantes (sangue e linfa), onde viajam até ao local da infecção.
Quando um anticorpo se liga a uma toxina, passa a chamar-se antitoxina.


ESTRUTURA GERAL DOS Ac:

    Quimicamente, os anticorpos são glicoproteínas, formadas por quatro cadeias polipeptídicas interligadas entre si:


 - 2 cadeias pesadas (mais longas) 
- 2 cadeias leves (mais curtas), 
- Pontes dissulfeto
- Região da Dobradiça
- Região variável
- Região Constante
- Região Hipervariável

         A sequencia de aminoácidos que formam a molécula apresenta uma larga zona comum, constante entre vários tipos de anticorpos (são locais de interação com outros elementos de sistema imunitário), sendo que apenas a zona dos dois braços superiores do "Y" apresenta uma sequencia química variável, única para cada anticorpo, já que é complementar de outra de um dado antigênio, conferindo assim especificidade ao anticorpo.


Os anticorpos raramente conduzem diretamente à destruição do agente invasor cujo antigênio reconhecem, atuando antes como marcadores, intensificadores de outras respostas de defesa do organismo.


A formação do complexo antigênio-anticorpo origina um acentuar da resposta inflamatória, intensificando a vasodilatação e a permeabilidade capilar, o que permite uma migração mais fácil das células fagocitárias, que aumentam a sua atividade quando detectam o complexo antigênio-anticorpo.


Estas glicoproteínas imunitárias atuam ainda provocando a aglutinação e a precipitação dos antigênios, neutralizam vírus e toxinas bacterianas e provocam a ativação do sistema complemento, cujas proteínas podem provocar o surgimento de poros na membrana de revestimento dos agentes invasores, levando à sua lise e consequente destruição.



Tipos de anticorpos:

  • imunoglobulina A (IgA)
  • imunoglobulina D (IgD)
  • imunoglobulina E (IgE)
  • imunoglobulina G (IgG)
  • imunoglobulina M (IgM)

... tendo em conta especificidades da sua estrutura e modo de ação.




A vacinação é um método de provocar a imunidade adquirida contra doenças específicas. A  sua administração visa, através da inoculação de organismos mortos ou inativados, colocar os linfócitos B a produzir células de memória e anticorpos, os quais passam a estar imediatamente disponíveis, anulando riscos de infeção pelos micro-organismos presentes na vacina.


ONDE ENCONTRAMOS Ac?


1. Na forma livre secretada, onde vamos encontrá-los dissolvidos no plasma, nas nossas secreções, mucosas, no fluido intersticial...

2. Na forma de PROTEÍNAS INTEGRAIS DE MEMBRANAS, onde os Ac vão estar presos nas superfícies celular de algumas células.





FUNÇÕES DO Ac: As imunoglobulinas ou anticorpos – proteínas especializadas sintetizadas pelos linfócitos – podem  reconhecer e precipitar, ou neutralizar, invasores como bactérias, vírus ou proteínas estranhas oriundas de outras espécies.
  1. Receptores de membrana de linfócitos B: Os Ac são os receptores de Ag da superfície dos linfócitos B, na forma PROTEÍNAS INTEGRAIS DE MEMBRANAS.
  2. Neutralização: inativação de vírus e toxinas:  Quando alguns Ac vão interagir com alguma toxina bacteriana no momento que eles formam os chamados COMPLEXOS IMUNE.
  3. Opsonização: É a capacidade que os Ac têm de acelerar a fagocitose.
  4. Aglutinação: É o agrupamento de antígenos. Alguns Ac tem a capacidade, devido a sua formação, de se ligar a mais de um Ag ao mesmo tempo. Isso faz com que os ag fiquem aglutinados, facilitando a captação e a destruição dos Ag.
  5. Precipitação: Ac ligam-se à Ag solúveis tornando-os insolúveis: Ac se ligam a Ag solúveis tornando-os insolúveis. Alguns Ag estão circulando na nossa corrente sanguínea , então quando o Ac se liga a esse ag esse complexo imune se deposita na superfície dos tecidos, facilitando que os fagócitos encontrem esses complexos.
  6. Ativação do Sistema Complemento: Ac combinam-se aos Ag do Sistema Complemento levando a lise da célula microbiana.





FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário