"Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída." (Marston Bates)

sábado, 22 de setembro de 2012

TIRANDO AS DÚVIDAS: - O que é a doença coronária?





As artérias coronárias são artérias situadas na superfície do coração para alimentar o músculo cardíaco (miocárdio).

As artérias coronárias saudáveis têm um interior liso flexível, que deixa passar livremente o sangue.

A doença coronária consiste no desenvolvimento de placas no interior das artérias coronárias. Estas placas são formadas por depósitos de gordura e outras substâncias e chamam-se placas de aterosclerose.

As placas de aterosclerose causam estreitamento nas artérias e podem mesmo bloquear a passagem do sangue.




- Quais as causas da doença coronária?

Para a formação de placas de aterosclerose nas artérias coronárias contribuem fatores relacionados com o estilo de vida das pessoas. 

É o caso do tabaco, colesterol elevado, tensão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo e do stress.

À medida que a idade avança o risco vai sendo maior. Os homens são mais atingidos por esta doença que as mulheres. Os fatores hereditários são também importantes.




- Quais os sintomas da doença coronária?

O estreitamento das artérias coronárias pode causar angina de peito.

A angina de peito é uma dor que aparece no peito, braços e pode irradiar para o queixo, quando o músculo cardíaco não recebe sangue suficiente. Geralmente surge com os esforços ou as emoções e desaparece com o repouso. 

Os doentes com placas de aterosclerose nas artérias coronárias estão em risco de ter um ataque cardíaco (enfarte agudo do miocárdio). 

Isto acontece quando uma artéria coronária fica completamente bloqueada. Aqui a dor surge repentinamente, não alivia com o repouso e é prolongada.




- Como se trata a doença coronária?

O tratamento da doença coronária divide-se em três tipos:


- Médico - utilização de medicação. Todo o doente coronário é medicado, podendo ser utilizados como único tratamento, mas também como complemento para as outras técnicas seguidamente apresentadas.

- Angioplastia Coronária - intervenção - consiste na dilatação das estenoses (pequenos apertos nas artérias que impedem a normal circulação sanguínea), e colocação de uma malha metálica (stent) para manter a artéria aberta e restabelecer a normal circulação. 

- Cirurgia de Revascularização Coronária - método que visa utilizar artérias ou veias da própria pessoa e com elas fazer uma ponte (bypass) que leva o sangue às zonas situadas para alam dos apertos do coração e assim restabelecer a normal circulação.


- Como se diagnostica a doença coronária?


O electrocardiograma simples pode mostrar sinais de um enfarte de miocárdio ou de fluxo de sangue insuficiente para o miocárdio (isquémia). Outros testes como o electrocardiograma de esforço ou a cintigrafia cardíaca são no entanto muito mais completos e informativos.


O melhor método para diagnosticar a doença coronária é a angiografia coronária. Esta técnica envolve a utilização de um tubo (cateter) inserido no corpo por uma artéria e através do qual é injectado um produto de contraste radiológico. Com uma câmara de raio X é feito um filme onde fica registado o fluxo sanguíneo e a exacta localização e a gravidade das obstruções nas artérias coronárias. Este procedimento é o cateterismo cardíaco e efectua-se num Laboratório de Hemodinâmica.


angiografia coronária
FONTE:  http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1650937-que-%C3%A9-doen%C3%A7a-coron%C3%A1ria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário