"Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída." (Marston Bates)

domingo, 23 de setembro de 2012

ALGUMAS DEFINIÇÕES: Circulação Colateral


 1. Fina rede de vasos que se forma, próximo ao local da obstrução de um vaso maior, na tentativa do organismo de manter o fluxo sanguíneo ao leito distal comprometido. (http://www.viamed.com.br/saorafael/informativoCardiologia02.htm)

2. As várias artérias coronárias têm inúmeras ramificações que as unem entre si, o que constitui uma grande vantagem, pois caso alguma deixe de irrigar um determinado sector do coração, outra pode compensar o seu funcionamento, evitando qualquer prejuízo. Trata-se da denominada circulação colateral, igualmente denominada "compensadora", pois muitas vezes permite que a extensão de um enfarte, em caso de obstrução de uma determinada artéria, fique mais limitada. 
(http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=111)

3. Normalmente, a circulação do sangue no miocárdio é feita pelas artérias coronárias. Quando ocorrem obstruções ao fluxo sanguineo normal, novos vasos pode ser formados ou abertos, de maneira que o sangue percorre caminhos alternativos, uma vez que os caminhos normais estão bloqueados. A esses vasos que compõem o caminho alternativo chamamos circulação colateral. A circulação colateral pode ser importante no infarto pois permite que o coração sofra menos após a obstrução coronária que levou ao infarto.
(http://www.incorriopreto.com.br/duvidas/duvida.asp?id=67 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário