"Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída." (Marston Bates)

sábado, 31 de março de 2012

ASCARIDÍASE

Aproximadamente 25% da população mundial possui estes parasitas, sendo tais ocorrências típicas de regiões nas quais o saneamento básico é precário.


Fêmea adulta.Ascaris lumbricoides é uma espécie de nematódeo da família Ascarididae. Parasito de humanos causa a ascaridíase. Os vermes adultos medem entre 15 cm e 40 cm de comprimento e desenvolvem-se no intestino delgado do hospedeiro, no qual macho e fêmea se acasalam.














     A ascaridíaseascaridoseascariose e ascaríase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga ou bicha.
     São vermes nemátodes, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é  sexuada, sendo a fêmea (com até 40 cm de comprimento) bem maior que o macho, e com o diâmetro de um lápis. Os ovos têm 50 micrometros e são absolutamente invisíveis a olho nu. Ao contrario da crença popular, a Ascaridíase não é "Criada" quando uma pessoa fica assustada ou traumatizada.

MECANISMO DE TRANSMISSÃO E HABITAT:

     Ciclo da Ascaridíase

1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.


2- No intestino, cada ovo se rompe e libera uma larva.


3- Cada larva penetra no revetimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.


4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.


5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traquéia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.


6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transforma em vermes adultos.


7- Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses.


8- Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.


9- Os ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo homem.

SINTOMAS:

    Em várias situações podem surgir sintomas dependendo do órgão atingido. Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental, falta de apetite ou nenhum sintoma. 
  Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva.
 São alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do órgão que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática.

PROFILAXIA:

Como se previne?
Através de medidas de saneamento básico:
     É necessário, também, fazer o tratamento de todos os portadores da doença. A ascaridíase está mais presente em países de clima tropical e subtropical. As más condições de higiene e a utilização das fezes como adubo contribuem para a prevalência dessa verminose nos países do terceiro mundo.

DIAGNÓSTICO:

     É necessário que se faça exames de fezes, onde podem ser encontrados os ovos deste animal. Existe tratamento, que é feito com uso de fármacos e adotando medidas de higiene básica.


FONTES:


1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascaris_lumbricoides
2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase
3- http://www.brasilescola.com/doencas/ascaridiase.htm
4- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ascaridiase.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário