"Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída." (Marston Bates)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Qual o valor do CUIDAR?


Cada pessoa tem uma forma de definir o CUIDAR... vejamos:

"A enfermagem é uma ciência que desenvolve uma assistência individualizada e humanizada para cuidar da saúde e bem estar do ser humano, atuando não só no momento da doença como também na prevenção da mesma." (Ana Carolina Palmieri (Enfermeira))

'Cuidar é um princípio que deve nortear a vida, que marca pessoas, que traz esperança. Rollo May, falando acerca do cuidado, disse que somente ele nos permitiria resistir ao cinismo e à apatia que nos cercam hoje.' 

          Segundo WALDOW (1998), as contribuições sociais, morais e cientificas da enfermagem para a humanidade e a sociedade, residem em seu comportamento com os ideais de cuidado humano na teoria, prática e pesquisa.

Quando nos referimos à palavra cuidado, podemos notar que desde o nascimento da enfermagem, marcada pelas ações de Florence Nightingale, passando por várias teorizadoras, como: Dorothea Orem, Jean Watson, Madeleine Leininger, a mesma eterniza o cuidado como uma âncora no assistir ao individuo, família e sociedade de forma sistemática.


          A enfermagem é definida como “uma profissão e uma disciplina cientifica aprendida e humanista enfocada no fenômeno e nas atividades do cuidado humano para assistir, apoiar, facilitar ou capacitar indivíduos ou grupos a manterem ou readquirirem seu bem –estar (ou saúde) em formas culturalmente significativas e benéficas ou para ajudar a pessoa a enfrentar deficiência ou a morte” (Leininger 1991, p.47).


                 De acordo com Collière (1989), desde o início da história da Humanidade que o cuidar é imperativo no sentido de garantir a continuidade da vida do grupo e da espécie. Ao longo dos tempos o cuidar esteve implícito ao “Ser Humano” inserido numa comunidade. A Enfermagem nasce como a profissão que cuida do ser humano doente ou são, ao longo do ciclo vital e dos grupos sociais que se integra, de forma que recuperem e mantenham a saúde ao mais alto nível.
          Com a valorização do “cuidar” na vida humana, emerge em 1890, a Enfermagem moderna com Florence Ninghtingale. Segundo a mesma, a Enfermagem é o “ […] cuidar a pessoa no seu todo e não apenas na doença”. Assim, o cuidar é considerado como uma forma de ser, como uma forma de se relacionar, como um imperativo moral e constitui a essência de Enfermagem. De acordo com Hennezel (1997, p. 173), “ Cuidar é hoje e continuará a ser, o fulcro da prática de Enfermagem, e por mais sofisticado que o desenvolvimento tecnológico venha a ser, a interacção pessoal será sem dúvida fundamental para a recuperação e manutenção da saúde e maximizar o bem-estar dos indivíduos, famílias e comunidades […]”.
           Reflectindo sobre isto, para Cuidar em Enfermagem, não bastam actos tecnicamente correctos, mais ou menos diferenciados sendo também necessários aspectos de âmbito relacional simples ou complexo, técnico ou relacional. Assim, o acto de Cuidar só terá verdadeiro sentido e significado se o Enfermeiro assim o desejar, dependerá dos conhecimentos mobilizados, da intencionalidade, do empenhamento e desejo que imprime a esse agir. (http://cuidar_enfermagem.blogs.sapo.pt/)

Para mim, CUIDAR é está próximo. 
É poder dar ao outro uma condição onde ele se sinta valorizado e respeitado.
É ser compasivo... 
CUIDAR é AMAR!!!
...........................

- E para você, o que é CUIDAR??? 
- Qual o seu valor???
Deixe seu comentário, pois a troca de informações engrandece os nossos conhecimentos.
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário