Educação engloba os processos de ensinar e aprender.
É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
Planejamento Educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).
2. DIMENSÕES DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Consiste em 3 dimensões: PPP-Projeto Político Pedagógico, Plano de Ensino e Plano de Aula.
2.1- Projeto Político Pedagógico:
O PPP define a identidade da escola
e indica caminhos para ensinar com qualidade.
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
2.2- Plano de Ensino:
É o plano educacional que um ente educacional faz para todas
as matérias e anos do ensino.
Evidencia os objetivos a serem atingidos com cada matéria,
bem como discrimina em detalhes o que será ministrado em
cada uma das disciplinas que compõe a grade de ensino.
Componentes:
- Identificação
- Justificativa
- Competências e Habilidades
- Objetivos: gerais e específicos
- Conteúdo
- Tempo /Cronograma
- Procedimentos Metodológicos
- Procedimentos Avaliativos
- Bibliografias
É muito importante ter bem claro tudo que se pretende fazer durante uma aula. Ter um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo, isso vai proporcionar uma organização que pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não.
PASSOS PARA ELABORAR UM PLANO DE AULA
*Identificação ( escola ,professor, série, turma, período, disciplina);
*Competências e habilidades a serem desenvolvidas;
*Objetivos específicos;
*Conteúdo;
*Metodologia;
*Cronograma (hora, dia, ...);
*Recursos;
*Avaliação;
*Bibliografias;
*Anexos
FONTES:
1.http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml
2.http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm
3.http://www.lendo.org/como-fazer-um-plano-de-aula/
4.
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