Enfim, está chegando ao final o meu curso de Enfermagem.
E desde o princípio pensei em fazer o meu TCC focado nos Recém-Nascidos de Baixo Peso (RNBP).
Por motivo de um nascimento precoce, é preciso que o RNPB permaneça, por um certo período, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
E o meu desejo era falar da importância da música em suas vidas, dentro da UTIN.
Mas, surgiu um novo tema tão ilustre de comentar quanto a música: O 'MÉTODO CANGURU'. Também de grande importância na vida dos frágeis RNBP.
Em união com a minha colega, Aiala Caldeira, começamos a nos aprofundar neste tema. E cada vez mais sentíamos orgulhosas de poder vir a fazer a sua defesa, na conclusão do nosso curso.
Assim, o nosso TCC vem com o tema:
"HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: MÉTODO CANGURU"
Para completar a nossa alegria, fomos convidadas pela Dra. Maria de Lourdes Santiago, Coordenadora do Centro de Treinamento do método para profissionais de saúde de toda a Bahia, localizado no HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS (HGRS), para participarmos do 'CURSO DE ATENÇÃO HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO - METODO CANGURU', realizado no HGRS, no período de 24 a 27 de março de 2014, patrocinado pela SECRETARIA DA SAÚDE DA BAHIA.
Somos muito gratas a Dra. Maria de Lourdes e toda equipe que esteve empenhada em nos passar tão valiosos conhecimentos sobre esse tema.
O método tem três etapas.
- A primeira ocorre ainda quando o bebê está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na unidade de Cuidados Intermediários (CI).
- A segunda, é no Alojamento Canguru, onde a criança, após ter o quadro clínico estabilizado, fica em contato com a mãe numa bolsa canguru. Ela permanece em período integral na unidade, na condição de acompanhante do paciente, inclusive, com direito a alimentação.
- Na terceira etapa, o bebê vai para a casa e retorna ao hospital para acompanhamento ambulatorial até completar 2,5 quilos.